quarta-feira, 6 de junho de 2012

Olhar a cidade, depois de olhar entender, depois de entender amar,  e depois de amar muda-la.  Com esse proposito a turma do PJU Alana da tarde começou sua trajetória. Antes de olhar para fora, um tempo pra olhar pra si mesmo... esse mês foi intenso, muita reflexão a cerca de quem somos e de quem queremos ser.
Começamos explorando os espaços que vamos conviver, depois tentamos conhecer o outro e reconhecer nele a nós mesmos, o grupo. Formar um grupo e se sentir parte dele não foi tão difícil, e ainda estamos abertos a quem quiser chegar... deixar os cadernos com nossa cara, formar acordos pra se conviver melhor, pensar sobre onde ir e com que propósito, vivenciar de peito aberto uma nova maneira de conviver em grupo, o que é ser jovem?

E as explorações afinal?

Ilustração da Praça do Forró por Leticia Araújo
            Conhecer a cidade nos fez refletir sobre quem somos, pra começar visitamos um lugar bem conhecido, com nossa cara... mas espera aí... tinha algo diferente já no caminho, a feira. "Quinta-feira, dia de feira, uma zorra total. Gente pra lá e pra cá, um empurra, empurra, bate, bate e meus dedos cheios de calos, melhora sair de lá" foi isso que o Jhonatas registorou desse momento, e a questão ficou no ar: Todo mundo quer uma feira perto de casa, mas ninguém quer uma feira na rua de casa. Mas bora lá seguir o caminho porque o forró já começou... e terminou também. Chegamos a praça do forró, ou melhor, Padre Aleixo Monteiro Mafra, tiraram o forro da praça, tiraram o palco, diz que naquela praça não pode forró, alguns já tinham reparado, outros não... encontramos outro grupo do PJU lá, choveu, corremos, rimos, comemos e fomos visitar a igreja de São Miguel Arcanjo mas, a história da praça ninguém tira não, nem da praça nem do mercadão, nem das ruas cheias de carro e de gente, a Amanda disse: "Um grupo de jovens indo ao mercadão uma bagunça. No caminho tinha um catador de papelão e a maioria passou por ele como se fosse um lixo", com um novo olhar, foi assm que começaram as explorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário