segunda-feira, 2 de julho de 2012

Jovens Urbanos no Rio+20


Jovens Urbanos no Rio+20
Educadora: Amanda 

Quatro representantes do Programa Jovens Urbanos no Instituto Alana – Amanda, Jonathas Karina e Kallyne – foram convidados a participar da Rio + 20 que é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Após participarem de todos os encontros sobre meio ambiente na produção da RadioBlog e também da oficina que foi preparada especificamente sobre esse tema, os jovens se sentiram mais a vontade no evento . Kallyne “Estou sabendo de tudo sobre a Rio + 20. Meu pai não sabia e eu expliquei pra ele”. 
Karina “ Nunca pensei que  o mundo fosse tão grande. Depois que entrei no Jovens Urbanos meu mundo cresceu, nunca pensei que fosse ao Rio de Janeiro, estou muito feliz”.

Nos encontramos no Alana bem tarde no dia 18.06 e nos juntamos a um grupo maior no Cenpec. Saímos 24:30 na viagem descansamos para chegar com muita energia no Rio de Janeiro. 
O sol nos acordou já no dia 19.06 bem cedinho e mesmo antes de descermos do ônibus fomos recepcionados com a linda paisagem de um lago e logo algumas contradições apareceram com o encantamento. Era um lindo lago envolto de casas de construções muito precárias e abringando em seu leito amontados de lixos. Sim, ao invés de peixes , lixos. Já nesse momento nos questionamos a importância do Rio+20. 
Será possível que as autoridades não estão vendo os rios, lagos poluídos? Será que as autoridades não percebem as condições precárias que as pessoas se encontram ao morarem próxima ao lago poluído?
O trânsito nos alertávamos para outras questões. Será que o transporte público da cidade dá conta de atender a demanda?

Ufaa quantas indagações. Depois de um pouco de trânsito fomos recepcionados pela equipe do Cenpec que gentilmente nos levaram para tomar um café. Café maravilhoso com gostinho de expectativa. Num grupão de 70 pessoas fomos logo ao Aterro do Flamengo onde estava a Cúpula dos Povos “,com o objetivo de discutir as causas da crise socioambiental, apresentar soluções práticas e fortalecer movimentos sociais do Brasil e do mundo.”
E então de fato estamos fazendo parte da  Rio + 20.

Lá que surpresa que alegria! Gente de todos os lugares do país e do mundo.
Pessoas de todas as idades.

Acompanhamos na Cúpula dos Povos  A tenda dos  Diálogos Intergeracionais Sobre Sustentabilidade.

Estavam entre os convidados Maria Alice Setúbal, Edgar Morin, Marina Silva, Heloísa Helena e Oded Grajew e outros. Cada convidado contava um pouco sobre sua história, sua militância relacionada ao meio ambiente. Foram convidados de diversas idades alguns que inclusive participaram da Rio 92.  

Após acompanhar algumas manifestações , fomos conhecer a famosa cidade maravilhosa e de fato ficamos encantados.

FOTOS


No Youtube é possível acompanhar o evento que acompanhamos na Cúpula dos Povos, segue um dos relatos: 

Relato emocionante de Vandana Shiva


Muitas matérias foram divulgadas sobre o resultado da Rio + 20. Algumas  afirmaram que a conferência não foi bem sucedida, mas ao contrário do que muitos tem dito teimo em ser otimista. Mesmo que os investimentos financeiros na economia verde e em outras iniciativas sustentáveis não tenha sido investido como o esperado, o documento final saiu garantindo a continuidade de alguns projetos e intervenções que podem e fazem a diferença. 

E vocês o que acham?



Um comentário:

  1. Foi muito bom e muito intenso ter convivido com vocês durante a Cúpula dos Povos, na Rio+20. Obrigado, e espero ter outras oportundiades de vivermos essas experimentações tão importantes para nossas vidas.

    ResponderExcluir