terça-feira, 11 de dezembro de 2012

BATE PAPO SOBRE SEXUALIDADE


BATE PAPO SOBRE SEXUALIDADE 

As atividades do Programa Jovens Urbanos esse ano já estão quase chegando ao fim, mas mesmo assim aproveitamos nosso tempo para discutir um tema que faz parte da vida de todos: Sexualidade.
Iniciamos o encontro com o filme: Acorda Raimundo!





Em seguida entregamos a letra da musica If I Were A Boy da cantora Byonce.


 

Fizemos uma Roda de Conversa, para instigar os jovens “Qual a relação dos vídeos?”

Os jovens perceberam que nas duas mídias houve uma troca de papeis.  No filme Raimundo acorda um certo dia como se fosse sua esposa e no clipe Byonce se imagina como se fosse seu companheiro. E durante as trocas a condição feminina é sempre delicada e desfavorecida em relação ao homem.
Considerando que o filme é antigo e o clip atual já chegamos a conclusão de que são problemas atemporais.

Destacamos questões ligadas as papeis do homem e da mulher  na sociedade e o que tem mudado.

Explicamos que desde de crianças as meninas são mais estimuladas as brincadeiras domésticas enquanto os meninos já são mais estimulados as brincadeiras que os levam a ter um papel de liderança na sociedade e principamente de liderança na vida pública.

Utilizamos o livro: Mulheres Públicas para contar um pouco sobre a história do papel da mulher na sociedade.  



 
Estimulamos os jovens a pensarem sobre as próprias atitudes, pois muitas vezes acabamos reproduzindo alguns preconceitos, por exemplo, meninos devem usar azul e meninas rosa, mulheres não dirigem bem, homens dirigem bem.

Falamos sobre o conceito de heteronormatividade tendo como ideal a figura do homem branco e heterossexual. Discutimos sobre a importância de ampliarmos nosso modo de estar no mundo e de nos relacionarmos.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário